Friburguenses pressionam empresa pelo aumento nas contas de luz neste mês

Durante a última semana, muitos friburguenses ficaram surpresos com os valores das contas de energia. Algumas pessoas relataram o aumento de até 100% da fatura, quando comparada ao mês anterior.

A Energisa, empresa responsável pelo serviço na cidade, emitiu uma nota justificando o ocorrido. Além disso, o Procon notificou a concessionária.

A companhia esclareceu o porquê dessa alteração e como os clientes da empresa podem monitorar esse aumento de gastos, principalmente durante a quarentena. No comunicado, a Energisa explicou que esses valores podem ter sido maiores do que o usual, devido o ciclo de leitura que apura o consumo dos clientes, que costuma variar entre 28 e 33 dias e, este mês bateu 35 dias de consumo efetivo. Além disso, reforçou que não ocorreu nenhum reajuste da tarifa.

Na maioria dos casos de reclamações, nos meses anteriores o número de dias de consumo efetivo era 28. A empresa deixou claro também, que quem quiser, pode monitorar este dados, pois a informação consta na conta de energia e qualquer pessoa pode acompanhar. Devido a variação de números de dias analisados pela companhia, a fatura pode vir mais barata ou mais cara.

Para explicar o valor alto da conta, a Energisa também frisou que os clientes devem se atentar ao valor da Taxa de Iluminação Pública porque ele varia pela faixa de consumo de cada bairro e de cada município. O mesmo vale para o ICMS, que é um imposto estadual, que altera de acordo com o consumo de energia de cada município do estado.

Além disso, nas contas de energia também há tributos federais como o PIS e Confis que variam a sua porcentagem durante os meses e, por isso, nunca há um preço fixo de tributos.

Por fim, a empresa solicitou que os clientes se atentem ao aumento de consumo de energia durante a quarentena, porque muitas horas em casa, consequentemente, demandam mais energia gasta. Por isso, pode ocorrer um significativo aumento nas faturas durante o isolamento social.

O Procon nos confirmou a notificação a empresa e informou que a Energisa tem 10 dias úteis para responder. O órgão também frisou os canais de denúncia. Os telefones (22) 2525-9178, (22) 2525-9253 e o email: [email protected] estão disponíveis para denúncias de 9h às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *