Governo do estado regulamenta unificação para leitos de Covid-19

No dia de ontem, 13, foi publicado em uma edição extra do diário oficial do estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Saúde, uma resolução que cria a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com covid-19 em todo o estado, conforme o plano de resposta de emergência ao coronavírus.

O documento foi assinado pelo secretário Carlos Alberto Chaves, e ele estabelece que todos os leitos clínicos, obstétricos, pediátricos e de terapia intensiva com suporte ventilatório destinados ao tratamento de Covid-19 estarão sob a gestão estadual, por meio da Central Estadual de Regulação (CER), enquanto durar o estado de emergência em saúde pública. Ou seja, o estado será responsável por toda a assistência necessária, todos os insumos, para esses leitos, durante o tempo de pandemia, além de fiscalizar os mesmos.

Essa regulação foi discutida com as prefeituras, pelos representantes das secretarias de saúde dos municípios aqui do estado do Rio, e tem como objetivo promover o acesso de todo cidadão fluminense aos serviços de saúde pública de forma democrática, transparente e integral.

A resolução será apresentada, hoje, aos secretários de saúde dos 92 municípios do estado, em uma reunião de acolhimento e boas-vindas aos novos gestores da saúde. Nossa equipe questionou a prefeitura a respeito desta resolução e sua aplicação na cidade, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

Foto: Reprodução Governo do estado do Rio de Janeiro.

Por Isabella Chaboudt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *