SaúdeÚLTIMAS

Governo do Rio decreta epidemia de Dengue: em Nova Friburgo a situação é preocupante

Casos passam de 688 mil no País e 122 mortes. Em todo o Estado, são 49.405 casos e quatro mortes pela doença, apenas em 2024

Os dados são do painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), atualizados na segunda-feira (19). O estado do Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de Dengue. A afirmação é do governador Cláudio Castro.

Durante agenda em que anunciou novas medidas de enfrentamento da doença, nesta quarta-feira (21), o político afirmou que um decreto deve ser publicado no Diário Oficial desta quinta (22) oficializando a situação.

Segundo o Governador, já são mais de 49 mil casos de dengue notificados em todo o estado do Rio de Janeiro. Desses, quatro pessoas morreram.

Na coletiva, Claudio Castro ressaltou a importância do decreto para os trabalhos dos serviços de saúde do governo. “Decidimos decretar a epidemia. Achamos que essa ação é importante para podermos trabalhar com tranquilidade e que não falte nada para a população”, disse Castro.

Cláudio Castro anunciou, ainda, a criação de um Centro de Emergência de Saúde específico para tratamento . “É importante tratar a dengue de uma maneira diferenciada, com foco no tratamento.”

Quase de 700 mil casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira, 20, uma atualização sobre casos de dengue no Brasil. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, o país registrou 688.461 casos prováveis de dengue, com 122 mortes confirmadas pela doença.

O MS também investiga se outras 456 mortes têm relação com a dengue. Segundo a pasta, 55% dos casos prováveis são mulheres e a faixa etária mais afetada segue sendo os adultos entre 30 e 39 anos. Entre os homens, já soma 61.032 diagnósticos e 73.424 casos entre as mulheres dessa faixa de idade.

Nova Friburgo tem 237 casos

No último boletim emitido pela Secretaria de Saúde na última sexta,16, a cidade tinha 153 notificações de casos em janeiro e 27 em fevereiro. Na última terça, 20, segundo o boletim atualizado emitido pela Secretaria de Saúde, a cidade já registra 237 notificações de Dengue. Segundo a pasta, os números, no entanto, podem sofrer alterações a qualquer momento.

Neste momento, é fundamental que os cidadãos colaborem na nessa luta e reforcem as medidas de prevenção: eliminar todos os locais com água parada, até mesmo os pequenos servem de criadouros; usar repelentes sempre que possível e receber os agentes de combate às endemias que fazem as visitas domiciliares.

COMITÊ MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

Como medida de prevenção o comitê de mobilização da Dengue foi reativado pelo município e em uma reunião realizada na última quinta, 15, foi definido um roteiro de combate ao mosquito, que percorrerá diversos locais observados como pontos críticos no município.

A primeira localidade atendida, já na próxima quinta-feira, dia 22, será o prédio do antigo Serviço de Assistência Social Evangélica (SASE), em Olaria, que é um criadouro em potencial do mosquito transmissor da doença.

Ao longo das próximas semanas, outros bairros também serão atendidos pelas equipes compostas por agentes de combates a endemias, responsáveis por realizar o trabalho na cidade.

O Comitê contra o Aedes Aegypti foi constituído por meio da Portaria Municipal Nº 188/2024, e publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico no dia 8 de fevereiro. O objetivo é articular ações que envolvam todo o Município no controle do vetor que transmite a doença. O Comitê é presidido pelo secretário de Saúde, Gabriel Costa Wenderroschy, e possui representantes das secretarias de Gabinete, Governo, Serviços Públicos, Obras, Defesa Civil, e Subsecretaria de Vigilância em Saúde como membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *