GeralÚLTIMAS

Governos Estadual e Federal assinam acordos para o fortalecimento da segurança pública

O governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estiveram na ultima segunda-feira, 19, no Palácio Guanabara, para assinatura uma série de acordos de cooperação voltados para o fortalecimento da segurança pública no estado e na capital do Rio de Janeiro. A principal parceria foi feita na área de enfrentamento à violência contra a mulher. 

Com recursos do Pronasci II, foram doadas 18 viaturas que serão utilizadas pelas Delegacias de Atendimento à Mulher e pelo programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. Também foi assinado um termo de adesão para a construção da Casa da Mulher Brasileira no Município do Rio. 

“O combate à violência contra a mulher é um dos pilares do nosso governo. No ano passado, criamos a Secretaria da Mulher, que vem atuando nesse enfrentamento, com a expansão dos programas de prevenção e assistência à vítima. Também tivemos há pouco tempo o concurso para a Polícia Civil, que irá ampliar o número de agentes nos atendimentos às Delegacias de Atendimento à Mulher. E a Polícia Militar, que publicou o edital para o concurso público, também irá aumentar o número de policiais militares à frente da Patrulha Maria da Penha”, destacou  Cláudio Castro. 

O Ministério da Justiça anunciou também uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para pesquisas com o aporte de R$ 1 milhão, para produção de material para prevenir violência e elucidar casos que ocorreram com violência.

O governador enfatizou a importância da parceria entre os governos estadual e federal, que vai se estender no combate ao roubo de cargas, com operações integradas com a Polícia Rodoviária Federal, em especial na ponte Rio-Niterói, que liga o Rio de Janeiro às cidades da Região dos Lagos, e à construção de dois presídios no Rio com mil vagas, sendo 200 delas em uma unidade de segurança máxima.

O ministro Flávio Dino também falou sobre a parceria com o governo do estado e destacou que o Rio tem R$ 112 milhões disponíveis no Fundo Nacional de Segurança Pública para realização de projetos voltados ao setor.

Além disso, a parceria contará com doação de equipamentos como viaturas, drones e armamento com o objetivo de combater o roubo de cargas, além do aumento da capacidade do sistema penitenciário estadual e a custódia federal de presos indicados pelo estado, segundo critérios de periculosidade.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *