O anúncio foi feito pela Prefeitura no início da tarde desta terça-feira, 23. De acordo com o diretor administrativo, Roberto Nidecker, o estoque do hemocentro está praticamente zerado.
Parte do problema com a falta de doações se dá por conta do inverno e período de férias, quando, consequentemente, menos pessoas procuram a unidade. A falta de estoque pode comprometer procedimentos cirúrgicos.
Além de Nova Friburgo, o hemocentro atende a 13 municípios da região. O executivo convoca a população a doar. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até três vidas. Qualquer tipo sanguíneo é bem vindo.
O hemocentro funciona na Rua General Osório, 324, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Mais informações pelo telefone (22) 2524-2300.
Quem pode doar
– Ter entre 16* e 69 anos
– Pesar mais de 50 quilos;
– Apresentar um documento de identificação com foto;
– Não é preciso estar em jejum, basta não ingerir alimentos gordurosos ou derivados do leite quatro horas antes da doação.
*Menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados pelo responsável.
Funcionamento aos sábados
Com o objetivo de dar mais oportunidades aos doadores que não conseguem ir ao hemocentro durante a semana e, assim, aumentar os estoques de sangue, no dia 2 de abril, a Prefeitura divulgou que a unidade abriria um sábado por mês. Naquele mês, a ação aconteceu no dia 13.
O projeto só se repetiu no dia 1º de junho, mas ambos os dias superaram as expectativas de doação que estavam estimadas em 50 bolsas de sangue.
Questionamos a Prefeitura se, com a situação crítica, a unidade abriria neste fim de semana para tentar repor o estoque. O executivo informou que devido aos ajustes que estão sendo feitos esta semana na Secretaria de Saúde, não será possível viabilizar o atendimento no Hemocentro neste sábado, 27. Contudo, as equipes da unidade já estão engajadas para fazer esse atendimento acontecer no próximo mês.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.