Procedimentos de cardiologia pelo SUS continuam suspensos devido a falta de contraste; problema é nacional

A Casa de Saúde São Lucas, que presta serviços de cardiologia para a prefeitura de Nova Friburgo anunciou a suspensão da realização de cateterismos e angioplastias durante esta semana. De acordo com o comunicado, a interrupção no serviço se deve à dificuldade de adquirir o medicamento de contraste, que é necessário para realizar os procedimentos.

A Secretaria de Saúde ainda esclarece que a falta deste de outros medicamentos atinge hospitais das redes públicas e privadas de todo o país e que irá trabalhar junto com o Hospital São Lucas para suprir as demandas dessa semana assim que o problema com o medicamento seja solucionado.

Nesta sexta-feira, 22 de junho, a prefeitura de Nova Friburgo voltou a se manifestar sobre o assunto e reiterou que a falta do medicamento se deve a escassez de iodo no mercado. A China é a principal produtora e está com dificuldades para produzir, gerando um desabastecimento no Brasil e em outros países.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou ainda que, na última semana, o Ministério da Saúde, em conjunto com  as sociedades médicas brasileiras, orientou a racionalização (uma maior organização) do uso de contraste até que o fornecimento seja estabilizado. Diante de todo esse cenário, a prefeitura reafirmou que os cateterismos e angioplastias de Nova Friburgo continuam suspensos neste primeiro momento, apenas em casos caracterizados como urgentes os exames serão realizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.