Inep garante gratuidade a estudantes que não conseguiram solicitar isenção do Enem

Visando o benefício dos participantes que atendem os requisitos legais para a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concederá gratuidade para esses candidatos, mesmo após o fim do prazo de requerimento.

Um dos motivos para essa ação do Inep foram as consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus. Com o isolamento social, por exemplo, muitos não conseguiram solicitar a isenção, que aconteceu no período entre 6 e 17 de abril.

O objetivo desta medida é não prejudicar os alunos que tiveram suas aulas e carga horária comprometidas devido a pandemia da COVID-19.

Para obter a gratuidade não é necessário solicitação dos participantes, mas é preciso estar cursando ou já ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Os alunos que foram bolsistas integralmente na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, os que estão em situação de vulnerabilidade e são membros de famílias de baixa renda também possuem o direito de isenção.

A gratuidade será dada pelo Inep, durante o período de inscrição do Enem, que acontecerá no mês de maio, entre os dias 11 e 22.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *