INSS: regras pra aposentadoria tem alteração em 2023
- janeiro 11, 2023
- 0
A Reforma da Previdência alterou, já no início de 2023, alguns requisitos para a aposentadoria. Dentre eles são: Transição por sistema de pontos Onde a idade da pessoa
A Reforma da Previdência alterou, já no início de 2023, alguns requisitos para a aposentadoria. Dentre eles são: Transição por sistema de pontos Onde a idade da pessoa
A Reforma da Previdência alterou, já no início de 2023, alguns requisitos para a aposentadoria. Dentre eles são:
Onde a idade da pessoa é somada ao tempo de contribuição, gerando pontos. Os homens precisam somar 100 pontos com 35 anos de contribuição, já as mulheres, devem ter 90 pontos com 30 anos de contribuição. Essa regra tende a favorecer aqueles que começaram a trabalhar mais cedo.
Em qualquer requisito aplicado ao prestador de serviço, o valor que será entregue é relativo a média de todos os salários recebidos por ele em todo o tempo de contribuição. Os homens serão avaliados valores de 20 anos de contribuição e as mulheres 15 anos. Ambos recebem 60% do montante final. O percentual poderá ultrapassar os 100% do salário médio de contribuição, limitado ao teto do INSS que é de R$ 7.087,22.
Essa transição funciona acrescentando meio ponto por ano de serviço prestado do trabalhador até que sejam atingidos 62 anos para as mulheres e 65 para os homens.
O tempo mínimo exigido em prestação de serviço para as mulheres é de 30 anos e para os homens é de 35 anos.
Já essa regra se aplica a um acréscimo de 6 meses por ano trabalhado pela pessoa. As mulheres devem ter, em 2023, atingido 60 anos e os homens 65 anos, e o tempo mínimo exigido de contribuição é de 15 anos para ambos.
Por Victor Borges
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.