INSS vai oferecer serviços pela internet

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou esta segunda-feira, 20, que, a partir de julho, todos os trâmites e requerimentos poderão ser feitos pelo site Meu INSS. São 90 serviços que integram a nova plataforma.

De acordo com o INSS, a medida tem o objetivo de reduzir o número de pessoas nas agências e fazer com que os funcionários não precisem lidar diretamente com todas as demandas e solicitações.

Só na cidade do Rio de Janeiro, para conceder uma aposentadoria por idade, a espera passa de 174 dias. O normal deveria ser de 45 dias. O Instituto pretende deixar de fazer cerca de 600 mil agendamentos presenciais por mês, cerca de 40% da demanda. O gerente-executivo da Regional do Centro, Caio Figueiredo, em entrevista ao Jornal O Dia disse que na capital do Estado são apenas 50 profissionais para analisar mais de 100 mil processos. Com a digitalização dos trâmites, somente em alguns casos, o segurado será chamado ao posto para cumprir exigências.

Os serviços disponíveis podem ser consultados neste site. Quem não tiver acesso à internet, pode ligar para a Central de Atendimento 135 e realizar o requerimento por telefone.

O INSS adverte ainda que não faz ligações para a residência da população. Por isso, os cidadãos devem ficar atentos à trotes e golpes.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta