ISP divulga estudo inédito sobre a influência do distanciamento social no número de roubos

O Instituto de Segurança Pública (ISP) elaborou um estudo inédito para determinar a influência do isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, nos roubos pelo estado do Rio de Janeiro.

Com isso, pode-se registrar que roubos de rua e de veículos sofreram uma redução neste ano. Isso é demonstrado através dos registros da Secretaria de Estado de Polícia Civil com os dados do histórico de localização dos usuários do Google, tendo como parâmetro de normalidade o mês de janeiro de 2020.

De acordo com a pesquisa, no início do ano até o mês de setembro, o Rio de Janeiro constou uma queda de 42% nos roubos de rua em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, em comparação com 2019, nos nove primeiros meses deste ano, essa redução também foi vista no roubo de veículo, o qual se apresentou 33% menor.

Vale ressaltar que, ainda em 2020, houve uma queda no roubo de carga. Porém, de acordo com o ISP, isso não está ligado a diminuição de pessoas nas ruas.

A pesquisa mostrou ainda, que a partir do mês de junho, o nível de distanciamento social começou a diminuir no estado. Nesse mesmo tempo, houve um leve aumento nos números de roubos de rua e de veículo.

Além de todos esses itens, o estudo também destacou que, apesar do retorno das atividades econômicas nos últimos meses, em setembro, o nível de isolamento ainda é mais alto do que o observado em março. Isso indica que o número de crimes ainda está sendo impactado pelo distanciamento social.

Para acessar o estudo, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *