Leitos Covid-19: Prefeitura aguarda novas unidades, enquanto Estado cobra informações sobre taxa de ocupação

Na manhã de hoje, 22, a equipe de jornalismo da TV Zoom esteve em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Secretaria de Estado de Saúde para tomar conhecimentos dos novos leitos clínicos e de UTI para tratamento da Covid-19 no município. Ambos os contatos foram retornados, e com algumas informações preocupantes com a transparência de dados.

Nossa equipe questionou se há alguma previsão para ampliação de leitos Covid no Hospital Raul Sertã e qual tem sido a atitude da prefeitura para os pacientes que necessitam do atendimento. Ainda falando sobre a lotação, perguntamos se pacientes que necessitam de internação são transferidos para os hospitais privados do município. Esta semana, lembrando, o Hospital Municipal Raul Sertã esteve com leitos UTI com 100% de ocupação.

Em nota, a prefeitura nos respondeu que, desde a transição do novo governo, existem tratativas com o Estado com a intenção de conseguir novos leitos para ampliar os atendimentos dos pacientes com Covid-19. Já com relação às datas para ampliação desses leitos, o governo informou que o estado não estipulou nenhuma data para chegada de novas unidades clínicas e intensivas.

Com relação a lotação das unidades de tratamento Covid, a prefeitura informou que “não havendo vagas de UTI no hospital Raul Sertã, o paciente que necessitar de internação entrará no sistema de regulação do Governo do Estado e irá aguardar a liberação de leito, que poderá ser transferido para qualquer unidade hospitalar pública onde haja vaga no estado do Rio.”

Em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, fomos informados em nota que o governo municipal não envia dados de ocupação e leitos desde o início do ano:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que está entrando em contato com a secretaria de Saúde do município para orientá-los quanto ao preenchimento do formulário de leitos e ocupação. Desde o início do ano, a SES não recebeu informações de leitos de Nova Friburgo. Os dados inseridos no painel Covid no último dia 12, foram colhidos por meio de busca ativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde”.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *