Maternidade adota medidas de atendimento diferenciadas para proteção de gestantes devido a COVID-19

Com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê que chegam no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, a Prefeitura de Nova Friburgo adotou novas medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Uma delas é a criação de novos fluxos de atendimento à pacientes nas unidades de saúde.

Com isso, a gestante, ao chegar na unidade, passará por uma triagem com um técnico de enfermagem e um enfermeiro para identificar o motivo da procura pela assistência médica. Sendo identificados sintomas de síndrome gripal, dispneia intensa, ou qualquer outro sinal que sugira a possibilidade dela estar infectada pelo vírus, a mesma é encaminhada para um local específico, em anexo à maternidade, para que não cruze com outras gestantes na área interna.

O espaço é composto por um consultório obstétrico e pediátrico para assistência médica necessária, caso as mães e bebês precisem. Nele eram feitos os acompanhamentos de pré-natal, que agora são feitos no ônibus da saúde, na área externa da unidade.

Foram disponibilizados, ao lado da UTI Neonatal, leitos para recém-nascidos positivados para a doença. As pacientes que chegam à unidade com suspeita de COVID-19, em estado grave, são estabilizadas pela equipe médica e encaminhadas ao Hospital Municipal Raul Sertã.

As gestantes que chegam em trabalho de parto são encaminhadas para alas internas da maternidade, de forma que não cruzem com mulheres suspeitas de estarem infectadas pelo vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *