ÚLTIMAS

Meio Ambiente: Consulta pública vai debater criação de unidade de conservação em Nova Friburgo

Encontro vai reunir especialistas, autoridades locais e cidadãos interessados em contribuir com sugestões e opiniões

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, vai promover uma consulta pública sobre a criação de uma unidade de conservação em Amparo.

O debate gira em torno da criação de uma Unidade de Conservação no quarto distrito, um passo significativo em prol da preservação ambiental na região.

A sessão está marcada para o dia 6 de junho, quinta-feira, às 17h, na Escola Hermenegildo Gripp, e promete reunir especialistas, autoridades locais e cidadãos interessados em contribuir com suas opiniões e sugestões.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

A proposta da unidade de conservação abrange uma área pública com mais de um milhão de metros quadrados. O estudo técnico ambiental, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, em colaboração com o Governo do Estado, destaca a importância dessa iniciativa para a preservação da diversidade biológica local.

Além disso, a medida visa proteger a fauna e a flora, ao mesmo tempo em que amplia as opções turísticas e científicas do município.

Os benefícios não param por aí. A implementação da UC em Amparo promete impulsionar o ranking estadual do ICMS Ecológico de Nova Friburgo, consolidando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Os esforços para criar a unidade de conservação foram respaldados por uma série de estudos e monitoramentos. Com o apoio da Concessionária Águas de Nova Friburgo e do fotógrafo Juran Santos, idealizador do projeto Aventura Animal, foram identificadas várias espécies animais na área, incluindo o sagui-da-serra-escuro e onças pardas. Essas descobertas reforçam a importância da preservação e o equilíbrio ambiental que a UC pode proporcionar à região.

A participação ativa da comunidade nesse processo é fundamental para garantir que a criação da Unidade de Conservação seja uma decisão embasada e que atenda aos interesses e necessidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *