Mesmo em bandeira vermelha, comércio poderá funcionar até 22h em Nova Friburgo

Pela segunda semana consecutiva, Nova Friburgo seguirá em bandeira vermelha para a retomada das atividades econômicas no município.

O informe foi divulgado na última sexta-feira, 11, e as normas, de acordo com o bandeiramento, passam a valer a partir desta segunda-feira, 14, até o dia 20 de dezembro.

Nesta bandeira, ficam autorizadas as hospedagens, entrantes e/ou reservados, em quaisquer meios de hospedagem como hotéis, pousadas, entre outros.

Nos horários compreendidos entre 5h e 21h, a circulação do transporte coletivo público municipal deverá ser executada na integralidade de veículos, horários e itinerários.

O funcionamento das instituições religiosas também estão autorizados.

As academias, estúdios, centros de atividades físicas ou esportivas e atividades de “personal trainer” poderão funcionar de forma gradativa e segura com até 40% de sua capacidade instalada.

Funcionamento do comércio até às 22h

As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a permanecerem abertas até as 22h, a partir de hoje, 14, até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

A abertura faz parte do acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A cláusula décima nona da convenção coletiva da categoria prevê ainda para o mês de dezembro, o funcionamento nos domingos e nas manhãs de segunda-feira, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa e o comércio cumpre expediente a partir de 13h.

A medida tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores que fazem compras de fim de ano no comércio local. Neste momento de pandemia, o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, reforça que a ampliação do horário, além de adequada, é fundamental.

Ainda de acordo com o presidente, perto do Natal, tradicionalmente, mais pessoas saem às ruas para escolher presentes, produtos para a casa e para a ceia natalina. Inserir a cláusula do horário na convenção, dará chances aos consumidores, em especial aqueles que trabalham o dia inteiro, de efetuarem suas compras com calma. Quanto mais largo for o período de atendimento nas lojas, menor probabilidade de eventuais aglomerações

Conforme definido, o comércio pode funcionar até 22 horas do dia 14 ao dia 24 dezembro, bem como no próximo domingo, 20. Nas segundas-feiras, as lojas têm licença para abrir às 9 horas.

Por Jussara Conceição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *