Ministério da Saúde lança programa voltado à saúde mental dos brasileiros

O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira, 24, um programa voltado para saúde mental do brasileiro. A iniciativa tem o intuito de realizar encontros virtuais para tratar de temas como ansiedade e depressão em crianças, trabalhadores e idosos. O nome desse programa é Mentalize, um sinal amarelo para atenção à saúde mental. A ideia é promover saúde e bem-estar ao brasileiro diante da pandemia de Covid-19.

Tendo iniciado na última segunda- feira, 24, e finalizando na próxima quinta, 27, o Mentalize tem realizado palestras online, para orientar os brasileiros, desmistificar e ajudar a reduzir estigmas sobre doenças mentais, além de promover a saúde e prevenir doenças.

As palestras serão sempre às 19:00, no canal do YouTube do Ministério da Saúde e todos interessados podem acompanhar. Hoje, 25, neste mesmo horário, a assunto será voltado à saúde da criança e do adolescente com intuito de esclarecer aos pais e professores temas relacionados à Covid-19, à hiperatividade e à exposição prolongada à internet. Já amanhã, 26, e quinta-feira, 27, acontecerão palestras sobre, respectivamente, a saúde mental dos trabalhadores e dos idosos.

O Ministério da Saúde vem apresentando o objetivo de tratar de temas relacionados à ansiedade, depressão e sobre como envelhecer de forma saudável. O programa vem abordando ainda, assuntos importantes, como: prevenção ao suicídio e da automutilação; prevenção da gravidez na adolescência; prevenção de drogas ilícitas e lícitas e ética da vida.

Vale ressaltar que, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que é parceira do Ministério da Saúde neste projeto, hoje 10% da população mundial tem alguma doença mental. Além disso, cerca de 20 a 25% da população mundial e brasileira tem, teve ou terá um quadro de depressão.

Por Paola Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *