Ministério da Saúde libera verba para nova UPA na cidade

Em informação publicada nesta terça-feira, 25, o deputado federal Luiz Lima afirmou que o Ministério da Saúde liberou uma verba de R$ 3,1 milhões para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Nova Frburgo.

O parlamentar apresentou a situação da saúde pública da Região Serrana do Rio de Janeiro ao ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta,no último dia 04 de junho, durante uma audiência pública. Na ocasião, Mandetta analisou as circuntâncias e autorizou o valor destinado a construção da nova instituição por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Em nota, a assessoria do deputado diz que a previsão é de que a nova UPA seja contruída em Olaria. Além disso, informa que o próximo passo depende da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

“A prefeitura deverá providenciar a licitação, para contratação de empresa, para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).” – diz o informe.

Sobre os custos para manter a unidade, a previsão é de que ocorra nos moldes da atual UPA de Conselheiro Paulino. Ou seja, a instituição poderá receber até R$ 475.000,00 do Ministéro da Saúde e a diferença entre este valor somado ao da Secretaria Estadual de Saúde, deverá ser paga pelo município, já que a UPA é tripartite.

Entramos em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo e aguardamos o retorno.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta