Nova Friburgo dará sequência ao Programa SIGA

O programa SIGA (Superando Índices e Garantindo Avanços), foi criado em 2017 com o objetivo de ajudar alunos que estão com atraso de série/idade. A ideia surgiu da Coordenadoria de Ensino Fundamental e o resultado foi tão positivo, que acabou se tornando um programa da Secretaria Municipal de Educação.

A principal meta da Secretaria em parceria com o SIGA, é devolver a auto-estima à esses alunos que pensam em desistir da escola por não acompanharem os colegas da mesma classe ou faixa etária, e assim, fazer com que eles tenham vontade e prazer em frequentar a escola.

Na última sexta-feira, 29, os professores que ficaram responsáveis pelo projeto em 2019, se reuniram com a equipe pedagógica do núcleo central. No encontro, os docentes foram instruídos a como conduzir o SIGA.

O programa é realizado com alunos que tenham idade entre 9 e 14 anos e que estejam com defasagem de dois anos ou mais, ou aqueles que possuem maior grau de dificuldade em aprender. Alunos do 3º e 4º ano de 8 escolas serão agrupados em turmas específicas dentro da própria unidade e contemplados com materiais escolares diferenciados, seguindo o Currículo Municipal.

É importante frisar que o foco principal do programa é resgatar crianças que se encontram desmotivadas e mostrar à elas que todas tem o direito e a capacidade de aprender.

Maiara Gastin

Maiara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta