SaúdeÚLTIMAS

Nova Friburgo ganha projeto para reciclar escovas de dentes descartadas

Transformando resíduos em recursos: cidade lança iniciativa pioneira para reciclar escovas de dentes usadas


Na última sexta feira 5, foi realizada a abertura oficial do Projeto Saúde Bucal Sustentável às 10hrs, no pátio da sede da Prefeitura de Nova Friburgo. A iniciativa visa estabelecer locais de coleta de escovas de dente e outros produtos para cuidados bucais em unidades municipais onde são realizados tratamentos odontológicos.

Durante o evento, foram realizadas atividades para promover o descarte responsável e seguro de produtos de cuidado bucal, incluindo jogos educativos e palestras para capacitar equipes que irão atuar em toda a cidade. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Prefeitura de Nova Friburgo, professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), a startup RECICLOTRON incubada no Hub de Inovação do ISNF, e o Projeto CURACYCLE da CURAPROX.


QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Segundo Claudio Fernandes, docente no ISNF, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo, o objetivo central do projeto é integrar os preceitos da AGENDA 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades odontológicas das clínicas de saúde do município.



“Cerca de 3,6 bilhões de escovas de dentes são descartadas anualmente em todo o mundo. Só no Brasil, a soma de escovas descartadas supera 3 mil toneladas por ano. Apesar de serem produtos feitos com plásticos recicláveis, infelizmente, o descarte de escovas dentais é mal aproveitado, e 80% desses resíduos acabam parando no mar”, ressalta Claudio Fernandes.

Dentistas das unidades de saúde pública recebendo os coletores Curacycle após a palestra da UFF

O professor esclarece que os jogos educativos da RECICLOTRON foram criados para incentivar a prática da reciclagem. Além disso, ele revela que as palestras sobre sustentabilidade oferecidas pela UFF no dia da inauguração do Projeto Saúde Bucal Sustentável têm o objetivo de formar equipes de saúde bucal que vão atuar nas unidades municipais onde ocorrem tratamentos odontológicos.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *