Nova Friburgo não receberá novos profissionais do Programa Mais Médicos

Na última segunda-feira, 27, o Ministério da Saúde abriu uma nova seleção para contratar profissionais para o Programa Mais Médicos. Foram disponibilizadas um total de 2.212 vagas, porém, nenhuma delas é para Nova Friburgo.

Após a saída dos 11 cubanos em novembro do ano passado, médicos brasileiros foram contratados para atuar no lugar dos estrangeiros aqui no município. Porém, em março deste ano, cinco médicos deixaram o cargo e não há previsão dessas vagas serem ocupadas novamente.

Seis meses se passaram e 42% das cidades brasileiras continuam sem os médicos do Programa do governo federal. Em Nova Friburgo, o atendimento em alguns Postos de Saúde, foi bastante reduzido. Unidades que fazem parte do Programa Estratégia de Saúde da Família (EFS), também continuam sem os profissionais do Mais Médicos.

Na época, a Secretaria de Saúde informou que foi feito um remanejamento dos profissionais atuantes da rede pública de saúde para que nenhuma unidade ficasse sem os atendimentos. Em Nova Friburgo, 22 médicos do Programa continuam atuando.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o edital vigente publicado no dia 13 de maio, “tem por prioridade o fortalecimento da assistência médica em municípios com maior vulnerabilidade social no país, e que a lista oficial das vagas e dos profissionais médicos aptos a participarem do Programa Mais Médicos será divulgada no dia 04 de junho.

A pasta também destacou que “para atender municípios que se encontram sem médicos, publicou uma portaria no início de abril estendendo para seis meses o prazo de pagamento da verba de custeio repassada às unidades de saúde da família que perderam profissionais do Mais Médicos. A regra anterior cortava o repasse para o posto se ele ficasse sem médico por mais do que dois meses. Essas localidades que perderam profissionais do Mais Médicos poderão utilizar os recursos também para contratar seus próprios médicos. Além disso, o Ministério da Saúde trabalha na elaboração de um novo programa para ampliar a assistência na Atenção Primária. A ação deve ser lançada em breve.”

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou em nota que “havia 11 médicos atuando pelo programa no Município e em decorrência do Governo Federal ter acabado com o programa, 05 médicos foram embora das unidades: Nova Suíça 01; Campo do Coelho 02; Centenário 01 e Rio Grandina 01”.

Eles informaram ainda que “alguns remanejamentos foram feitos e o programa está atuante nas seguintes unidades: OLARIA I; II; III e IV; Cordoeira; Conquista; Nova Suíça; Terra Nova; Stucky; Lumiar; São Pedro, Vargem Alta; Mury; Amparo; Campo do Coelho; São Lourenço e Riograndina”.

O Programa Mais Médicos é um programa do Governo Federal em que os Municípios não têm qualquer ingerência e com um modelo específico para a nova chamada, Nova Friburgo não é contemplada.

Maiara Gastin

Maiara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta