Nova Friburgo realiza 1ª Conferência de Desenvolvimento Econômico
- março 28, 2025
- 0
Evento será dia 1º de abril, às 16h, e busca diálogo com a sociedade para criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo convida toda a população, os empresários, os trabalhadores e os representantes do setor produtivo para participarem da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico. O evento acontecerá no dia 1º de abril, às 16h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF).

Para começar, a conferência se apresenta como um espaço democrático e estratégico. Nela, será possível construir, de forma colaborativa, políticas públicas voltadas à geração de empregos, ao crescimento econômico e ao fortalecimento do ambiente de negócios. O desenvolvimento econômico Friburgo depende, acima de tudo, da união de esforços entre poder público e sociedade.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de apresentar ideias, levantar demandas reais e contribuir com soluções inovadoras para a cidade.

Além do debate, a principal meta do evento será consolidar a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo (CODENF). Esse órgão consultivo garantirá um canal permanente de diálogo entre a administração pública, os setores produtivos e a sociedade civil organizada.
Como resultado, as decisões econômicas do município passarão a considerar dados técnicos, escuta ativa e participação cidadã. Ademais, o CODENF contribuirá com a transparência na formulação de políticas sustentáveis e alinhadas às reais necessidades locais.
Da mesma forma, o conselho promoverá a integração entre diferentes segmentos econômicos da cidade.
Enquanto isso, a Prefeitura convoca as entidades listadas abaixo a indicarem representantes titulares e suplentes até a data do evento:
Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico
FIRJAN – Regional Centro-Norte Fluminense
Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF)
Sincomércio Nova Friburgo
Sindicatos de Trabalhadores com sede no município
Veículos de Comunicação de Nova Friburgo
Sinduscon
Sinditêxtil
OAB – Subseção Nova Friburgo
Além de fortalecer a representatividade, essa convocação assegura que diferentes visões estejam presentes na construção do futuro econômico da cidade. Por isso, a participação ativa dessas instituições é fundamental.
Por fim, a Prefeitura reforça que a conferência será aberta ao público. Todos os cidadãos interessados em contribuir com sugestões, análises ou propostas terão espaço garantido. Assim sendo, a iniciativa busca transformar o diálogo em ação, tornando o processo decisório mais transparente e eficiente.
Em síntese, a realização da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico Friburgo representa um avanço concreto rumo à construção de políticas inovadoras, equilibradas e verdadeiramente participativas.

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, telejornalismo e Webwriting

