A Prefeitura de Nova Friburgo recebeu, da Secretaria de Estado de Saúde, testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19 em profissionais de saúde que atuam na linha de frente, tendo contato com os pacientes suspeitos e confirmados com o vírus.
A intenção é evitar resultados falsos negativos, já que um profissional pode fazer o teste e dar negativo e ele continuar trabalhando e dias depois, ter diagnóstico positivo. Dessa forma ele pode estar em risco e até mesmo colocar em risco a vida dos outros profissionais e pacientes.
A quantidade recebida de testes não é expressiva para as reais necessidades do município, mas a prioridade para realizar as testagens são os profissionais de saúde de setores específicos no Hospital Municipal Raul Sertã e algumas instituições de longa permanência, filantrópicas ou conveniadas ao município, que tenham pessoas sintomáticas.
Lembrando que agora é lei e o Governo do Estado está autorizado a realizar testes de urgência em profissionais de saúde. A intenção é criar um plano de resposta rápida para fazer o monitoramento de casos de coronavírus nos profissionais. A norma foi sancionada pelo governador Wilson Witzel na segunda-feira, 04.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.