Nova Friburgo registra casos de acidentes com animais peçonhentos


Nova Friburgo é cercada pela Mata Atlântica e com isso, é comum que animais peçonhentos apareçam nas áreas urbanas e até mesmo, dentro de residências. Nos últimos meses, esses animais têm aparecido com frequência aqui no município. Somente neste ano, 44 casos de picadas foram notificados, sendo três de lagartas, quatro de serpentes, sete de escorpiões e 30 envolvendo aranhas.

Dessa forma, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, faz um alerta à população friburguense, para redobrar os cuidados e evitar as picadas venenosas.

A Subsecretaria também chama atenção para a falta de abastecimento de soro no Hospital Raul Sertã. O fornecimento do recurso, que combate o veneno desses animais, é feito pelo Ministério da Saúde, através de secretarias estaduais e nos últimos meses, a distribuição feita pelo órgão, não está sendo o suficiente para a unidade pública, que carece do estoque.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS VENENOSOS:

– Ao visitar ou fazer trilhas em locais com matas e florestas, usar equipamentos adequados que ajudem a proteger o corpo, como botas, calças e luvas;
-Caso encontre algum desses animais peçonhentos, mantenha distância e evite tentar capturá-los;
-Sempre que for calçar algum sapato, principalmente se estava guardado, verificar com atenção se algum dos bichos não se encontra dentro dele. Esse cuidado também serve para roupas;
-E em casos de picadas, procure rapidamente o atendimento médico mais próximo.

Maiara Gastin

Maiara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta