Nova Friburgo segue em Bandeira Vermelha durante essa semana

No decorrer dessa semana, até o dia 16, domingo, Nova Friburgo segue em bandeira vermelha. Ressaltando que a cidade está entre 12 e 17 pontos, o que corresponde a um nível de risco alto, devendo seguir, ainda, com a medida de distanciamento social de 2 metros.

De acordo com o Decreto Municipal nº645, na bandeira vermelha, as atividades comerciais e de prestadores de serviços em geral funcionarão de 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada um funcionário, observando as medidas sanitárias.

Os shoppings centers podem realizar suas atividades entre 10h e 22h, exceto quando atingida a bandeira roxa, momento em que suas atividades deverão, em caráter excepcional, ser suspensas.

A respeito do funcionamento de bares e restaurantes, fica autorizada a realização das atividades restritas a 30% da capacidade instalada, no horário compreendido entre 07h e 21h, sendo vedada a permanência de clientes no interior do estabelecimento após o horário limite, bem como o consumo no local e/ou nas proximidades dos estabelecimentos, ficando autorizado, no entanto, o funcionamento nas modalidades delivery e retirada do produto embalado.

Durante a vigência das bandeiras Vermelha, Laranja, Amarela e Verde, ficam autorizadas as hospedagens, entrantes e/ou reservados, em quaisquer meios de hospedagem como hotéis, pousadas, entre outros.

Fica autorizada também a retomada do funcionamento das instituições religiosas, exceto quando a métrica estiver fixada na bandeira roxa, devendo ainda seguir as medidas de higienização necessárias.

As academias, estúdios, centros de atividades físicas ou esportivas e atividades de “personal trainer” poderão funcionar de forma gradativa e segura com até 40% de sua capacidade instalada.

As medidas já decretadas continuam mantendo-se as mesmas até houver novas mudanças. É válido lembrar que os novos critérios para a avaliação da bandeira a vigorar na cidade durante a semana são a taxa de variação de óbitos, de casos confirmados e da ocupação dos leitos clínicos e de UTI, além da taxa de positividade pra Covid-19.

Por Paola Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *