CidadeÚLTIMAS

Nova Friburgo tem 16 casos de histoplasmose confirmados

Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde ontem, 24 de outubro, 16 casos positivos de histoplasmose em Nova Friburgo. Além disso, outros 20 casos suspeitos da doença estão sendo investigados e três pacientes foram internados com a doença.

A Secretaria de Estado de Saúde deu como confirmado os diagnósticos. Houve confirmação também pela Prefeitura através das redes sociais que estes pacientes se contaminaram quando estavam realizando a limpeza do (antigo Orfanato), na Chácara do Paraíso, acredita-se que havia a presença do fungo histoplasma no local, o mesmo segue interditado.

O fungo da Histoplasma capsulatum não é transmitido de uma pessoa para outra a contaminação ocorre através das vias respiratórias e é muito comum em locais como: cavernas, viveiros, pombais, construções antigas e telhados, também é comum ver essa doença em pessoas que trabalham com construção civil, controle de pragas, agricultores, criação de aves, paisagistas e jardinagem, estes devem ficar atentas.

Os sintomas da contaminação do fundo são: dores no peito, febre, calafrio, tosse seca persistente, palidez, fadiga, falta de ar, sudorese noturna e perda de peso. Já a recuperação costuma ocorrer de forma espontânea ou quando necessário, medicamentos antifúngicos são indicados.

Por Victor Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *