Novo modelo da CNH começa a ser emitida a partir desta quarta

Começou a ser emitida nesta quarta-feira, 1º, em todo o país, a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação. O novo modelo segue a resolução nº 886/2021 do conselho nacional de trânsito, o Contran, que visa padronizar e tornar o documento mais seguro contra fraudes.

A nova CNH terá o verde e o amarelo como cores predominantes, além de elementos gráficos que dificultam ainda mais a falsificação. A partir de agora, também haverá a possibilidade de inserir o nome social ou de filiação afetiva no documento.

Outra novidade é uma tabela que mostrará uma imagem das categorias de veículo que o condutor está apto a dirigir, as informações sobre exercício de atividade remunerada e possíveis restrições médicas virão logo abaixo como mostra a foto.

Foto: Reprodução/Contran

O QR Code, que já existe desde 2017 e fica no verso do documento, será mantido, nele irão conter todas as informações da carteira, exceto a assinatura do motorista.

A mudança será gradual, à medida que as CNH´s em vigência expirarem ou for necessária a emissão de uma segunda via. Assim como já acontece, a nova carteira de motorista também estará disponível na versão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.