Novo sistema de fiscalização semafórico começa a ser implantado em Nova Friburgo

Um sistema de sinalização semafórica com câmeras está sendo instalado em diversos pontos estratégicos ao redor de Nova Friburgo. A intervenção é feita pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU).

A central de monitoramento vai funcionar na própria sede da SMOMU, sendo operada pela empresa fornecedora do equipamento. Nos últimos dias, os novos dispositivos já começaram a ser inseridos na Avenida Governador Roberto Silveira, na Via Expressa, na Alameda Barão de Nova friburgo e na Avenida Rui Barbosa.

O equipamento é composto por um sinal de trânsito e 3 câmeras, que registram tudo que acontece ao redor durante o dia inteiro. De acordo com informações detalhadas da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (PMNF), o dispositivo será formado por:

  • A 1° câmera com imagem aberta, captando tudo ao redor.
  • A 2° câmera mais fechada, identificando com precisão placas de veículos.
  • A 3° câmera instalada de frente, com o objetivo de evitar que o motorista seja multado injustamente.

Com essas imagens, ficará em evidência se o veículo está sendo perseguido ou está abrindo espaço para uma ambulância, por exemplo, justificando um possível avanço de sinal.

Segundo a pasta, serão 15 aparelhos espalhados por toda a cidade, fiscalizando 30 faixas. O sistema foi criado com o intuito de deixar o trânsito mais seguro e diferenciar uma infração de uma situação de emergência.

A PMNF informou que a expectativa é concluir a instalação do sistema de fiscalização semafórico em, aproximadamente, um mês.

Hillare Pontes

Hillare faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta