O que é a proporção de tela?
- fevereiro 29, 2024
- 0
O Aspect Ratio ou Proporção de Tela é a proporção da largura e altura da imagem.
O Aspect Ratio ou Proporção de Tela é a proporção da largura e altura da imagem.
Tenho certeza de que você já se deparou com muitos Aspect Ratio ao longo da sua vida, como espectador apenas deslumbrou sua realização e abriu seu coração para aquilo que os realizadores escolheram. Mas já se perguntou o motivo de alguns filmes ou séries aparecerem na sua televisão ou sala de cinema com faixas pretas em cima e em baixo ou ao lado?
O cinema desenvolveu inúmeras tecnologias ao longo da história em busca de expandir a sua maneira de capturar o mundo e contar melhor as narrativas. Como parte deste aprimoramento, e também no intuito de vencer a concorrência com a televisão, a proporção de tela da imagem (Aspect Ratio) foi utilizado de maneira variada e de acordo com o desejo dos realizadores dos filmes e séries.
Vamos a explicação:
O Aspect Ratio é a proporção da largura e altura da imagem, em que a largura costuma ser o primeiro número e a altura é o segundo número.
A proporção é representada por um número decimal com duas casas (1.33 ou 1.78) ou pela relação entre dois números inteiros (4:3 ou 16:9). Nos casos em que a proporção de imagem é indicada por um número decimal com duas casas, como 1.33 ou 1.78, a proporção foi simplesmente dividida. Exemplo: uma proporção de 4:3 pode ser representada pela divisão de 4 por 3, o que equivale a 1.33. Da mesma forma, o Aspect Ratio de 16:9 pode ser descrito pela divisão de 16 por 9, que dá 1.78.
O cinema começou com Aspect Ratio 4:3 criado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière em 1895, a empresa Kodak foi a responsável pela criação da película para a primeira câmera de cinema da história, o chamado Cinematógrafo.
Quando a televisão foi criada em 1926 por John Logie Baird e popularizada na década de 1950, pegou emprestado o sucesso do clássico e histórico formato Aspect Ratio 4:3 do cinema e colocou na TV de tubo. Padrão que perdurou nas nossas casas até 1997 quando a companhia Fujitsu desenvolveu um televisor de plasma 42 polegadas no varejo no Aspect Ratio 16:9 (1.78) . Este é o atual padrão em todas as marcas de televisores ao redor do mundo.
Com o sucesso da televisão nos lares americanos, Hollywood logo percebeu que poderia perder espaço no coração das pessoas e como principal atividade cultural. Muitos não saíam mais de casa para ficar no sofá assistindo televisão, dessa maneira começou a corrida pelo desenvolvimento de novas tecnologias para mostrar que o cinema poderia ser diferente e melhor do que a televisão.
O formato widescreen logo foi inventado em 1953 com o processo desenvolvido pela 20th Century Fox, o chamado CinemaScope. O primeiro filme apresentado nesse formato foi O Manto Sagrado de Henry King, de Henry Koster. Mas o primeiro filme rodado nesse formato foi Como Agarrar um Milionário de Jean Negulesco e com Marilyn Monroe.
As duas exibições foram um sucesso de público e o estúdio percebeu que era o momento de expandir os horizontes das câmeras para captar mais imagens e, consequentemente, melhorar histórias. Exibir ao público algo que a televisão não conseguia. Visto que há uma razão estrutural do uso horizontal na tela cinematográfica, pois se trata da maneira em que o ser humano enxerga. Sendo que, a partir da invenção de um novo tipo de smartphone em 2007 e sua popularização, o uso do formato horizontal passou a ser questionado e a imagem na vertical se popularizou.
No filme “Irmão Urso”, de Aaron Blaise e Robert Walker (2003), os primeiros 25 minutos da animação são no Aspect Ratio de 1.85, mudando, posteriormente, para 2.35. Essa mudança acontece após a transformação do personagem principal, Kenai, até então humano, em urso.
Confira as tecnologias e seus diferentes usos e padrões:
Chegamos ao século XXI e os smartphones criaram um novo padrão, 9:16 (78.1) na vertical. Aquilo que o cinema buscou ao longo da sua história, a expansão da captação do mundo, se vê questionado pelas gerações Z e Alpha. A relação com a imagem é diferente e precisamos refletir se o mundo do audiovisual está sendo reduzido ou estamos sendo guiados pelas novas tecnologias para assistir filmes na vertical.
Em 2016, ocorreu uma versão [9:16] do Adelaide Film Festival, no sul da Austrália e o Die Erste Vertikale em Bad Gastein, na Áustria. Em 2017 o Slim Festival foi criado em Nova Iorque.
Confira o filme curta-metragem na vertical “The Santa Maria”, de Erik Schmitt. ALEMANHA – 2016. https://vimeo.com/168043073
Lembrando que resolução de imagem é diferente de Aspect Ratio. As imagens possuem qualidades diferentes dentro do mesmo Aspect Ratio.Veja as diferenças:
Agora, ao assistir um filme na sua TV ou na sala de cinema e perceber que a imagem não preenche toda tela, saiba que isto tem uma relação direta com o Aspect Ratio escolhido pelos realizadores da obra audiovisual.
Mommy, de Xavier Dolan. CANADÁ – 2014
Happy End, de Michael Haneke. FRANÇA – 2017
Unicórnio, de Eduardo Nunes. BRASIL – 2017
O Grande Hotel Budapest, de Wes Anderson. EUA – 2014
O canal do YouTube “In Depth Cine” fez um vídeo bem completo sobre Aspect Ratio, aqui você pode conhecer mais detalhes sobre os diferentes formatos. Está em áudio inglês e legendas em português.
Em 2023, precisamente no dia 23 de setembro, foi inaugurado a “The Sphere”, casa de shows em Las Vegas, cidade no Estado de Nevada – EUA.
Confira imagens de dentro da The Sphere https://www.youtube.com/shorts/McQIKIwSFN8
E questiono a vocês: qual é o Aspect Ratio usado nesta na tela?
Graduado em Pedagogia e Cinema pela PUC-Rio, Leo Arturius assumiu a cadeira de direção em nove filmes, como produtor foram oito e outros sete como continuísta. Desde 2016 oferece cursos de roteiro e documentário na cidade de Nova Friburgo e, em 2017, obtive seu ápice profissional ao ter um filme selecionado no Festival de Cannes. A carreira teve uma guinada em 2019, começou a fazer exposição de fotografia sobre a cidade de Nova Friburgo. Friburguenses e cariocas já tiveram a oportunidade de entrar em contato com seu olhar de estrangeiro sobre a cidade serrana. Em 2023 assumiu a cadeira de professor de documentário no Colégio Nossa Senhora das Dores e de marketing digital no Senai Nova Friburgo. Em 2024 retorna a atuação regular em produções com sua direção cinematográfica e assumiu o cargo de produtor de conteúdo na TV Zoom.