Blog

Onda de calor apresenta temperaturas fora do normal no Sudeste e Centro-Oeste

  • abril 30, 2024
  • 0

Segundo o Climatempo, as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil

Share:
Onda de calor apresenta temperaturas fora do normal no Sudeste e Centro-Oeste
Segundo o Climatempo, as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio

Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil neste ano e ela promete se intensificar ainda mais. O Climatempo ressalta que estão ocorrendo temperaturas típicas de verão no período do outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

Um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, de modo a impedir a formação de nuvens e elevar ainda mais as temperaturas. Várias regiões podem esperar temperaturas 5°C acima do normal nos próximos dias.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

A origem da onda de calor está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico. Tal sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, provocando altas temperaturas.

A sensação de que este é um outono com ares de verão deve permanecer nos próximos dias. As altas temperaturas devem atingir, em particular, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, com médias “muito fora do normal” para esta época do ano. Nos próximos dias, a máxima, em algumas cidades do país, deve alcançar números “nunca registrados no fim de abril e em maio”.

O Inmet emitiu um alerta nível laranja, que denota perigo, para uma onda de calor que afeta partes do Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo, além de todo o estado do Mato Grosso do Sul. O estado do Rio de Janeiro também está sendo afetado pela onda, que deve continuar até 10 de maio, conforme informado pelo Climatempo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *