Preço da carne sobe em todo o país

Desde o final de novembro o preço da carne subiu no Brasil, e o motivo é a grande procura pelo produto. Além dos brasileiros terem aumentado o consumo, países como China, Emirados Árabes e Rússia expandiram significativamente a importação bovina.

De setembro a outubro, a compra de carne brasileira pela China cresceu em 110% em relação ao mesmo período do ano passado, já o Emirados Árabes comprou 175% a mais, e a Rússia chegou a aumentar a importação em 695%. Para os frigoríficos a exportação é a melhor opção do momento, já que os países estrangeiros chegam a pagar até 15% a mais pelo produto, além do dólar estar em alta e ser ainda mais rentável para os brasileiros venderem o produto para os estrangeiros.

O problema é que com a grande procura internacional pela carne bovina, os comerciantes brasileiros também estão tendo que pagar mais caro pelo produto. O preço do arroba do boi gordo subiu mais de 30%, e os comerciantes estão tendo que repassar esse aumento para os consumidores, que encontram as carnes no mercado com um preço bem mais caro.

A oferta de bezerros também não está acompanhando a demanda dos produtores e da indústria, o que representa mais um motivo da elevação no valor da carne bovina. E com a carne vermelha mais cara, a procura por outras proteínas também aumentou, o que consequentemente está acarretando num leve aumento do preço dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *