Na véspera da realização do edital de iluminação pública, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou o adiamento do certame. A informação foi publicada na noite de segunda-feira, 15, e o edital seria feito na manhã desta terça-feira, 16.
Orçada em R$ 7.425.182,35, o edital prevê contratação de uma empresa por 12 meses, a partir da assinatura do contrato, para fazer a manutenção da iluminação pública de toda a cidade.
Segundo informações, as quatro empresas interessadas em participar do pregão apresentaram algumas impugnações. De acordo com a prefeitura, em nota, o adiamento está relacionado à necessidade de alterações no edital e que nos próximos dias será divulgada uma nova data.
Enquanto o pregão não acontece, técnicos da secretaria de serviços públicos continuam a frente da manutenção no município, atendendo as demandas do bairro conforme a ordem dos pedidos de serviço.
Contratos emergenciais e problemas na licitação
O cenário da iluminação pública de Nova Friburgo não é o dos melhores. A situação vem se arrastando nos últimos anos, com diversos contratos emergenciais e cerca de 9 adiamentos da licitação.
Em setembro de 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) chegou a expedir uma multa contra a prefeitura de Nova Friburgo justamente porque o executivo não havia feito as correções necessárias do certame.
No mês passado, a prefeitura divulgou a data da realização do edital e informou que um novo documento foi feito e já apreciado pelo TCE.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.