Prefeitura altera sistema de bandeiras em Nova Friburgo

Foi anunciada hoje, 24, pela Prefeitura de Nova Friburgo, a mudança na métrica das bandeiras que determinam o funcionamento de atividades pela cidade. Essa alteração foi confirmada pelo Decreto Municipal n°645, publicado em Diário Oficial.

Em coletiva de imprensa realizada por videoconferência, a prefeitura se pronunciou sobre as novas regras. Agora, com a métrica descrita no decreto, ficou estabelecida a criação da bandeira roxa, que representa o risco mais alto. A bandeira vermelha possibilita uma flexibilização mais afrouxada, permitindo a abertura de shoppings centers de 10h às 22h.

Na bandeira vermelha também ficou estabelecido que o turismo será retomado. As academias também estão aptas a funcionar, seguindo um percentual de capacidade máxima. Porém, ficam proibidas as atividades esportivas coletivas de contato.

Ainda de acordo com o decreto, o comércio fica autorizado a abrir de 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, com o atendimento na proporção de 1 cliente para cada 1 funcionário, observando as medidas sanitárias.

Métrica das bandeiras

Além de uma nova cor ser adicionada ao sistema de bandeiras da cidade nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura também informou que um novo formato de cálculo será feito para definir a bandeira que determinará o funcionamento das atividades econômicas semanalmente.

A mais recente avaliação será ampliada, levando em conta as variações do número de óbitos e dos casos confirmados na cidade, a taxa de positividade, que corresponde ao número de testes positivos na semana comparado a todos que foram realizados, e também a variação da taxa de leitos ocupados, tanto de CTI/UTI, quanto de enfermaria.

Os cálculos serão feitos com base em dados de sábado de uma semana até a sexta-feira da outra, dia em que será informada a bandeira que dará diretrizes para a flexibilização dos próximos dias no município. Seguindo o mesmo modelo atual, a bandeira é divulgada sexta-feira, mas começa a valer na segunda-feira seguinte.

Todos os novos critérios para a decisão da bandeira serão comparados com o da semana anterior, para assim possuir uma taxa de variação. Dependendo do valor atingido com a diferença das comparações, é obtida uma determinada quantidade de pontos. A pontuação individual de cada um dos dados avaliados será, no final, somada e resultará na bandeira que a cidade seguirá.

Confira os exemplos nas imagens a seguir:

Imagem: PMNF
Imagem: PMNF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *