18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUESaúde

Prefeitura de Nova Friburgo promove ações do Dezembro Vermelho contra o HIV

  • dezembro 4, 2024
  • 0

Testagem rápida, distribuição de preservativos e atividades educativas são destaque na campanha de conscientização contra a AIDS.

Prefeitura de Nova Friburgo promove ações do Dezembro Vermelho contra o HIV

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS/HV, pertencente à Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, lembra o Dia Mundial de Combate à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), celebrado em 1o de dezembro. Ao longo de todo o mês também é celebrado o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A campanha tem como principais objetivos sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV; acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do HIV na realização do tratamento precoce, de modo a evitar o adoecimento e ter uma melhor qualidade de vida.

E para lembrar a data, o Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais de Nova Friburgo programou várias ações a serem realizadas na cidade ao longo de todo o mês de dezembro.

Serão promovidas atividades educativas, além da distribuição de preservativos masculinos em todas as unidades de saúde e testagem rápida de HIV nos locais e horários conforme constam nas artes anexas a esta matéria.

Publicidade

Dados sobre AIDS no Brasil e em Nova Friburgo

Segundo dados do Boletim Epidemiológico sobre o HIV/AIDS de 2023, do Ministério da Saúde, comparando-se os anos de 2020 e 2022, o número de casos de infecção pelo HIV aumentou 17,2% no Brasil, destacando-se as regiões Norte (35,2%) e Nordeste (22,9%). A razão de sexos sofreu alteração ao longo do tempo. A partir de 2020, passou a ser de 28 homens para cada dez mulheres. No que se refere às faixas etárias, observou-se, no período analisado, que 114.593 (23,4%) casos são de jovens entre 15 e 24 anos, representando 25,0% e 19,6% dos casos, no sexo masculino e feminino, respectivamente.

Em 2022, a ocorrência de novas infecções pelo HIV em mulheres em idade reprodutiva, de 15 a 49 anos, representou 78,3% do total do sexo feminino, sendo importante o planejamento reprodutivo, a oferta de testes rápidos anti-HIV para a detecção precoce da infecção e o início de Terapia Anti Retroviral, a fim de evitar a transmissão vertical do vírus.

Já em Nova Friburgo, de janeiro a outubro de 2024 foram realizados 4.617 testes rápidos de HIV, dos quais 0,9% resultaram reagentes. Até o mês de novembro de 2024, o Programa Municipal IST/AIDS Nova Friburgo, que é referência no estado e no país, tem em seus sistemas, 1.103 pacientes que vivem com o vírus cadastrados e em acompanhamento pela equipe.

Vale lembrar que, em dezembro de 2022, o Programa Municipal IST/AIDS Nova Friburgo recebeu em Brasília o Prêmio Certificação Prata de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV da OMS e Ministério da Saúde, já que, desde 2009, nenhuma criança nascida no município desenvolveu o vírus HIV.

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *