Procura por peixes aumenta durante a Semana Santa

Para aqueles que se mantém fiel à tradição de não comer carne vermelha na Semana Santa, principalmente na sexta-feira, existe uma grande variedade de peixes no mercado. Pode ser feito frito, cozido e até mesmo cru.

Em Nova Friburgo, a peixaria Rei do Filé, na Vila Amélia, oferece uma grande variedade para quem não abre mão de cozinhar um bom prato no feriadão, sem deixar o velho costume de lado. O empresário Oslain Carvalho contou que as vendas tiveram um acréscimo de 10% em relação ao ano passado e falou ainda sobre os tipos mais procurados: “O tradicional bacalhau, salmão, camarão, pra fazer aquele empadão. Nessa época, a pessoa troca aquele churrasco por um bom peixe assado.”

Com tanto aumento de preços nos últimos meses, em diversos setores, será que o peixe faz parte disso? Em uma breve pesquisa feita pela equipe do ZoomTV Jornal, a maioria afirma que os valores estão mais em conta esse ano.

O peixe mais procurado nessa época é o tradicional Bacalhau. Apesar do valor ser um pouco mais elevado que os outros tipos, a iguaria é sucesso de vendas todos os anos. Para quem quer economizar, existem outras opções, sempre mantendo a tradição. O empresário contou ainda que o preço do peixe favorito da Semana Santa, teve uma baixa: “O Bacalhau teve um decréscimo de quase 10% esse ano, mas o salmão é muito procurado, o filé de peixe com molho de camarão também. Aqui na região a procura é basicamente por peixe de água salgada. A minha venda per capta por peixe de água doce é a truta, que é o peixe da região e é também uma boa opção pro feriado.”

O salmão também é campeão de vendas. Há alguns anos, a comida japonesa vem invadindo o paladar dos brasileiros e nessa época, a procura pelo prato aumenta ainda mais: “Durante a Semana Santa a venda de produtos da culinária japonesa para restaurantes aumenta bastante por conta do jejum de carne. Mas no feriado da Páscoa é imprescindível uma barquinha de japonês pra decorar a mesa. A venda aumenta muito, mas aí já é depois do feriado, no sábado de Páscoa.” finaliza Oslain.

Fazendo suas compras para o almoço do feriado, o Padre Antônio Leão contou um pouquinho sobre o verdadeiro significado da Semana Santa e a importância de manter a tradição: “A Semana Santa é a semana maior na Igreja. Começa no Domingo de Ramos e vai até o dia 21 de abril, no Domingo de Páscoa. O Jejum é o momento de purificação. E o mais importante é que a Semana Santa não é tempo de viajar, é um momento nosso com Deus, é importante estar com a família.”

Deixe uma resposta