Programa “Patrulha Maria da Penha” promoverá maior acompanhamento às mulheres vítimas de violência

Em uma parceria entre a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Rio, foi lançado nesta segunda-feira, 05, o programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”. O objetivo do projeto é oferecer acompanhamento às mulheres ameaçadas e aquelas que possuem medida protetiva contra o agressor expedida pelo TJ.

Inicialmente, 107 policiais trabalharão no programa, que deve ser expandido gradativamente por todo estado do Rio de Janeiro. Além disso, 42 viaturas caracterizadas com tarja lilás e logomarca auxiliarão nos serviços.

Um aplicativo para tablet e smartphones, chamado “PMERJ Mobile”, que permite rapidez na troca de informações entre a polícia e os juizados, também facilitará a equipe do programa e a produção de dados estatísticos.

De acordo com o secretário da Polícia Militar, General Rogério Figueredo de Lacerda, a iniciativa busca reduzir, se possível a zero, os números de violência doméstica. O governador do Rio, Wilson Witzel, participou da cerimônia e aprovou a parceria entre PM e TJ.

“Na primeira reunião de secretariado já havia demostrado a minha preocupação em relação à violência contra a mulher, como também contra crianças e idosos. O presidente do Tribunal de Justiça, Claudio de Mello Tavares, tem colaborado muito com o Governo do Estado. Esta parceria com a Lei Maria da Penha será fundamental para que nós tenhamos agilidade nas medidas a serem tomadas. Não se levanta a mão para uma mulher em hipótese alguma. O que temos que pregar é o amor entre as pessoas e a fraternidade.” afirmou Witzel.

Nova Friburgo

Na manhã de quarta-feira, 07, o 11º Batalhão de Polícia Militar recebeu a viatura devidamente caracterizada para a iniciativa.

De acordo com a PM, o efeito na cidade é composto por uma dupla e, em breve, será expandido. Os policiais passam por cursos profissionalizantes e receberam equipamentos.

Foto: Policiais responsáveis pela Patrulha junto ao comandante Roberto das Neves / Comunicação do 11º BPM

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta