PolíticaÚLTIMAS

Reescrevendo a sua história: Prefeitura assina termo e recebe primeira visita técnica do projeto ”Riograndina resiliente”

Nova Friburgo está entre os seis finalistas selecionados e é o único representante do estado do Rio em um processo que começou com mais de 170 cidades

Na manhã da última segunda-feira, 19, representantes do Governo Federal e da Cooperação Brasil-Alemanha, vieram a Nova Friburgo para o lançamento de nova fase e primeira visita técnica do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) Cidade Presente.

O “Cidade Presente” – iniciativa do Ministério das Cidades, prevê melhorias em infraestrutura, tendo em vista, principalmente, a prevenção e mitigação de desastres naturais.

Em Nova Friburgo, o projeto foi batizado como “Riograndina Resiliente” e deverá contar com obras de revitalização de espaços públicos, mapeamento e classificação de áreas consideradas de risco, recuperação de patrimônios históricos, entre outros no distrito de Riograndina.

O local foi escolhido dada sua importância histórica, cultural e também atual, sendo um dos locais mais populosos de Nova Friburgo.

Nesta fase, está prevista a implantação de um núcleo de Defesa Civil Comunitário na localidade, contando, inclusive, com uma estrutura de rádio amador, para facilitar a comunicação em caso de acidentes climáticos.

A solenidade de assinatura do termo aconteceu na CDL e contou com as presenças do prefeito Johnny Maycon; a secretária de Meio Ambiente e responsável pelo projeto, Andréa Duque Estrada; o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes; o representante da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Marcel Sant’ana e a representante da Cooperação alemã GIZ, Ana Luiza Oliveira da Silva, além de outros convidados e apoiadores do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *