Relatório aponta diretrizes sobre a Saúde no Município

A Prefeitura apresentou na última sexta-feira, 26, um relatório com diagnóstico da pasta da Saúde, à partir da gestão do atual secretário e sua equipe, Marcelo Braune.

De acordo com o documento, o diagnóstico foi baseado em dados de trabalhadores da área e usuários da rede; das equipes de trabalho, foi coletado através de reuniões e dinâmicas de grupo, para apontar os diversos pontos fortes e fracos da equipe, das condições das unidades em si e de outros assuntos ligados à área.

Sobre os pontos fracos obtidos, destaca-se a descontinuidade de políticas públicas, infraestrutura sucateada e falta de valorização do servidor. Uma necessidade apontada é a de informatização da rede.

O grupo também identificou oportunidades de crescimento da pasta, através de criação e fortalecimento de comissões, desenvolvimento e cumprimento de organogramas, e melhorias nas condições de trabalho. Capacitação para os profissionais da área também foi citado.

Sobre a gestão da pasta, a mais alterada em todo governo Renato Bravo, os trabalhadores envolvidos na pesquisa disseram esperar ver no atual gestor uma referência de fato para todos, independentemente de questões políticas e sem medo de uma possível descontinuidade de trabalho.

E um desafio que Marcelo Braune e sua equipe tem é com o quadro de funcionários que, de acordo com o mesmo relatório, se encontra “defasado, sobrecarregado, desmotivado e precisando de capacitação”.

Algumas decisões de curto e médio prazo foram mapeadas: melhoria da gestão de processos; aproximação com a base (funcionários e usuários da rede); mostrar ações positivas realizadas pela rede de saúde; pesquisas junto à opinião pública; visitas regulares à unidades de saúde; e criação de sistema de indicadores. Ficou para médio e longo prazo o tópico da informatização da rede (estoque de medicamentos, prontuários de pacientes) como meio de facilitar o controle de tudo que acontece na Saúde do município.

Entramos em contato com a Prefeitura para saber quais as providências específicas para cada problema apontado, porém, em nota, eles afirmaram que o diagnóstico serviu apenas para entender o atual momento da pasta e para planejar quais medidas serão tomadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *