RJ tem 115 casos confirmados da varíola dos macacos; Nova Friburgo não possui registros

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência global para a varíola dos macacos, a doença voltou ao destaque no cenário nacional. No estado do Rio de Janeiro, até esta terça-feira, 26, eram 115 casos da Monkeypox, sendo 108 na região metropolitana, 01 na Região dos Lagos, 01 na Noroeste, 01 na Serrana, e 04 casos importados de fora do estado.

Outras 26 ocorrências seguem em investigação e 124 casos suspeitos foram descartados. Em Nova Friburgo, não há nenhum relato de casos suspeitos ou confirmados da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram emitidas notas técnicas no sentido de orientar as ações a serem adotadas diante de um caso suspeito, assim como proceder o monitoramento dos pacientes confirmados. Já o governo federal  já tem adotado todas as medidas anunciadas pela organização mundial da saúde (oms) já são realizadas pelo brasil desde o início de julho para realizar uma vigilância da doença.

A varíola dos macacos pode ser transmitida através de contato com secreções, pele e objetos de uso pessoal de pessoas infectadas. Os sintomas da doença podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), calafrios e exaustão.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.