Secretaria de Estado de Saúde inicia compra de materiais para futura vacinação contra Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde vai receber dentro de dez dias o primeiro lote com oito milhões de agulhas e seringas que poderão ser usadas para a vacinação da população do estado do Rio contra a Covid-19.

Todavia, de acordo com o governo estadual, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa, antes, aprovar a compra das vacinas pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, um segundo lote com mais oito milhões de agulhas e seringas será entregue à secretaria em janeiro.

Vale ressaltar que o processo de compra já está concluído. Neste momento, a Secretaria de Saúde está fazendo o empenho de verbas para a entrega imediata do material. O Plano Nacional de Imunização, do governo federal, prevê a distribuição de agulhas e seringas aos estados. Mesmo assim, o governo do Rio adotou um plano de contingência estadual, para que não ocorram atrasos na vacinação.

Segundo o governo, os 16 milhões de agulhas e seringas serão suficientes, caso necessário, para as quatro primeiras fases da campanha de imunização contra a Covid-19, pois a previsão é de que sejam vacinadas 3,5 milhões de pessoas no Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, outro processo de aquisição, de mais 50 milhões de agulhas e seringas, foi iniciado em 4 de dezembro e estará concluído para as fases seguintes da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Por Paola Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *