Secretaria de Saúde confirma primeira morte por H1N1 no município

Na manhã desta segunda-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que foi confirmada a primeira morte pela gripe H1N1 no município em 2019. O homem que veio a óbito há cerca de 10 dias, tinha mais de 60 anos de idade e não havia se imunizado contra a doença.

Em Nova Friburgo, foram registradas 23 notificações no Hospital Municipal Raul Sertã. Dos pacientes notificados, cinco não são da cidade. Dos 18 residentes no município, sete casos foram confirmados e os outros 11 ainda estão sendo investigados.

Os números divulgados nos primeiros meses de 2019 são alarmantes, visto que em 2018 Nova Friburgo registrou apenas 39 notificações, com apenas um caso confirmado e nenhuma morte.

Última semana de imunização

A Campanha de Vacinação contra a gripe chega em sua última semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Nova Friburgo ainda não atingiu a meta de imunização, registrando apenas 31.356 pessoas vacinadas, o equivalente a 57,36% do público-alvo. A meta é imunizar cerca de 37 mil pessoas.

Para quem precisa se vacinar, de segunda à sexta-feira, a vacinação é feita nos postos do Suspiro, Olaria e Conselheiro, de 8h da manhã às 16h30 da tarde. Já na UBS de São Geraldo, o atendimento para vacina acontece às terças e quintas-feiras, de 09h da manhã às 16h da tarde.

Lembrando que o público-alvo desta Campanha são idosos com mais de 60 anos; crianças de 6 meses até 6 anos incompletos; gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias; trabalhadores da área da saúde; professores; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; presos e funcionários do sistema prisional.

Maiara Gastin

Maiara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta