GeralÚLTIMAS

Teresópolis: Aterro sanitário sofre incêndio criminoso e fumaça tóxica cobre a cidade

Durante a madrugada desta segunda-feira, 26, a cidade de Teresópolis amanheceu coberta por uma camada de fumaça causada por um incêndio criminoso no Aterro Sanitário do município, localizado no bairro Fisher. Segundo a Prefeitura Municipal, o Corpo de Bombeiros foi acionado às 5:08 h, chegando ao local às 5:20 h.

Alguns colégios municipais e particulares suspenderam suas aulas em decorrências consequências causadas pela inalação da densa fumaça.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o uso de máscara para pacientes portadores de doenças respiratórias (asma ou bronquite, por exemplo) até que a fumaça se dissipe. Em caso de complicações respiratórias, procurar a Unidade de Ponto Atendimento (UPA), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Bonsucesso ou o Pronto Atendimento de Saúde Eitel Abdallah.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa também que em alguns locais a fumaça já se dissipou e que com a elevação da temperatura, tudo deve se normalizar em algumas horas. As investigações desse incêndio já começaram afim de encontrar as causas e os responsáveis deste crime.

É a terceira vez que ocorre fogo no “Lixão do Fischer” durante a atual administração municipal do prefeito Vinicius Claussen, que assumiu cinco anos atrás com o antigo Aterro Sanitário interditado pela Justiça, com a promessa de resolver o problema em três anos. Em outros crimes ambientais de menor proporção, a fumaça atingiu alguns bairros próximos ao lixão em 1 de janeiro de 2021 e em 18 de agosto de 2022.

A Defesa Civil de Nova Friburgo está também monitorando a situação caso haja chances da nuvem de fumaça chegar até a cidade, no entanto, as chances são baixas.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *