Termina amanhã o prazo de licenciamento anual para veículos com placa final 1 e 2

Os motoristas dos veículos que tem placa com final 1 ou 2 terão até amanhã, 30, para fazerem o licenciamento anual do seu veículo. Esse procedimento pode ser feito de forma totalmente digital.

Os condutores tem a possibilidade de baixar o CRLVe que é válido pelo Detran por todo território nacional pelo celular, computador ou tablet. Ou seja, com a ferramenta não é mais necessário comparecer a um posto físico do departamento, o documento pode ser baixado e impresso.

Para que o proprietário do veículo consiga o exercício do documento de 2021, ele precisa pagar a Guia de Regularização de Taxa (GRT), no valor de R$219,37, através do site do Banco Bradesco. Caso haja multa, a mesma também deve ser paga. A taxa de DPVAT deste ano não está sendo cobrada, mas o proprietário deve ter pago o DPVAT e a GRT dos anos anteriores.

Após a aprovação dos pagamentos, o condutor estará regularizado com o CRLV de 2021. Para ter acesso ao documento ele pode acessar o Posto Digital do Detran.RJ ou baixar o aplicativo da Carteira Digital, onde é possível imprimir o documento e tê-lo em mãos. O serviço também está disponível no site da Secretaria Nacional de Trânsito (antigo Denatran).

No Posto Digital Detran.RJ basta usar o mesmo login e senha utilizados no sistema “gov.br”e, depois, clicar em veículos. Em seguida entrar em “Documentos Digitais-Emitir CRLV”. Para aqueles que ainda não possuem cadastro, procure pela opção “Crie sua conta gov.br”. O cadastramento é simples, on-line e pode ser feito rapidamente.

Vale ressaltar:

  • O CPF que for usado para preencher os dados da Carteira Digital deve ser o mesmo que consta no licenciamento do veículo;
  • O condutor deve ficar atento também a data de pagamento da GRT para saber se a guia de fato foi paga ou se está agendada para outra data;
  • Depois da GRT e multas pagas, o proprietário deverá aguardar 15 dias úteis para os pagamentos serem compensados no banco e o aplicativo receber a liberação do documento;
  • Para os veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), é necessário que ter também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente.

Caso aconteça de seguir os procedimentos acima e, mesmo assim, o documento não ser baixado, tente atualizar seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.

Calendário de licenciamento 2021:

  • Final de placa 1 a 2 => Até 30/09/2021
  • Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021
  • Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021
  • Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.