A Unidos da Saudade publicou nesta sexta-feira, 24, uma carta aberta em que pede a desfiliação da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Embalo de Nova Friburgo, a Liesbenf. A decisão foi tomada após a agremiação ser punida por possíveis irregularidades ainda na concentração do desfile, no último domingo, 19.
Antes da apuração das notas do Carnaval, no último dia 22, a Liga acatou um recurso da Alunos no Samba, que apontava que a escola não teria avançado para a área de armação do desfile quando solicitado, acarretando na perda de dois pontos para a escola do Bairro Ypú.
Em um post anterior à carta de desfiliação, a agremiação explicou que o avanço não foi feito por orientação de um membro da Liga que estava na concentração, e que isso havia sido explicado aos demais representantes. Confira:
“NOTA PÚBLICA 24/02/2023.
O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA
UNIDOS DA SAUDADE fundada em 07 de setembro de 1948, vematravés desta nota pública esclarecer e comunicar o que segue:
- 1. Nossa Agremiação, na pessoa de seu presidente, foi acusadadurante todo o trâmite de Carnaval, verbalmente e por escrito no Grupo de WhatsApp da Liga (dia 15/02/2023) de que haveria desonestidade do resultado do Carnaval, tendo em vista que o expresidente da Liga é membro da Unidos da Saudade. Entretanto, por assumir cargo na Liga, está desligado da Diretoria da Saudade.
- 2. No dia 22 de fevereiro de 2023, na hora da Apuração do Grupo Especial fomos surpreendidos com a comunicação de que o recurso interposto pelo GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA E CULTURAL ALUNOS DO SAMBA DE CONSELHEIRO PAULINO, havia sido acolhido, penalizando o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA SAUDADE com a perda de 2,0 (dois pontos) por infração ao regulamento.
- 3. Houve protesto sim. De acordo com o art. 9º, parágrafo 1º, inciso II,para que haja o avanço da Agremiação é necessária a autorização da Comissão de Concentração. De acordo com o art. 7º, parágrafo.
- 4: “A Liga para análise e aprovação apresentará os nomes a integrar as comissões previstas pelo caput para análise a aprovação da parte das representações das agremiações,incluída a suplência.” O QUE EFETIVAMENTE NÃO OCORREU.
- 5. No dia 19, dia do desfile, encontrava-se presente na concentração,como representante da LIESBENF, o Sr. Alfredo, que já foi presidente da LIESBENF , cujo mandato foi caótico, e que, de acordo com a maioria das Agremiações, não deveria estar envolvidoem nada referente às atividades.
- 6. Com o avanço da GRÊMIO RECREATIVO VILAGE NO SAMBA que se encontrava na área de armação, o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA SAUDADE deveria avançar até a faixa de pedestre em frente ao Portão de Entrada da Prefeitura/Galeria dos Arcos, o que não ocorreu, impedida pelo Sr. Alfredo que só permitiu o avanço até a TOPCELL, o que obviamente impediria a liberação na Rua Comandante Ribeiro de Barros.
- 7. A medida que o avanço foi autorizado, a nossa Agremiação conseguiu ficar inteiramente na área de armação.
- 8. Além de não merecer acolhimento o referido recurso interposto, já que o não avanço não se deu por culpa ou má-fé da Unidos da Saudade, o recurso foi julgado extra petita, ou seja, além do que foi pedido, pois em nenhum momento o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA E CULTUTAL ALUNOS DO SAMBA DE CONSELHEIRO PAULINO questionou a subida de destaques na área de concentração.
- 9. Destaca-se que o Sr. Alfredo reconheceu seu ato e após a Liga entender que o recurso foi julgado de forma incorreta, propôs, através da presidente, Sra. Marina, que o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA SAUDADE aceitasse a punição com a perda de 0,2 (dois décimos) e não de 2,0 (dois pontos) como estabelecesse o regulamento, o que não foi aceito, primeiro porque não há que se falar em perda de pontos, já que não deu causa para tal; segundo, não se altera a regra do jogo para tentar “livrar a cara”.
- 10. Diante do ocorrido, já que com a perda de 2,0 (dois pontos) a Agremiação estava desclassificada, a Diretoria optou pela não leitura das notas nos quesitos.
- 11. Como se tudo isso não bastasse, com a saída dos representantes da Agremiação do recinto e ao ser anunciado pelo locutor oficial que a decisão do recurso estava mantida, a presidente Marina, DE FORMA PARCIAL, demonstra seu agrado fazendo “sinal de positivo” para as demais agremiações presentes, conforme vídeo que circula nas redes sociais.”
Desfiliação:
Poucos minutos depois, foi publicado o documento em que a agremiação, fundada em 1948, pede o rompimento de toda e qualquer relação com a Liesbenf.
Em conversa com a Zoom, a diretoria da Unidos da Saudade afirmou que a desfiliação não impede que a escola desfile nos próximos carnavais, a ruptura apenas impede que a agremiação dispute o título e seja avaliada pela Liga e seus jurados.
“A Saudade tem história e se manterá firme e forte no Carnaval de Friburgo “ – Disse um de seus diretores.
Procurada, a diretoria da Liesbenf ainda não se manifestou.
Matéria em atualização
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.