CulturaÚLTIMAS

Usina Cultural Energisa divulga a agenda do mês de abril

Apresentação do coletivo Pifania da Mata e oficina de captação de recursos abrem a programação de abril pelo projeto Usina Viva

A apresentação do coletivo Pifania da Mata e a Oficina de Captação de Recursos com Dani Torres dão início à programação de abril no Usina Viva. As duas atividades serão neste domingo, 13 de abril.

A Oficina de Captação de Recursos é um guia rápido, intensivo e prático para quem precisa viabilizar projetos e programas culturais, trazendo conceitos básicos essenciais para guiar a captação, do planejamento à conquista dos recursos. Com foco prático, auxilia a ampliar o olhar sobre as diversas fontes de financiamento, a elaborar projetos e planos de cotas, prospectar e negociar com potenciais patrocinadores. Tudo isso com exposições de casos concretos, e a bagagem e experiência de uma profissional com mais de 25 anos de atuação na área.

O coletivo Pifania da Mata, que tempera suas apresentações com muita música, dança e teatro, apresenta o mito Ioruba ‘Os Ibejis enganam a Morte’. Em tempos muito antigos, os únicos que conseguiram enganar Iku, a morte, foram duas crianças, os Ibejis. ‘Os Ibejis enganam a Morte’ é um ìtan chegado de África diretamente para a Usina Viva, através da passarinhada da Pifania da Mata, resultando em um trabalho que contempla crianças e adultos de todas as idades!

Ainda em abril, o Usina Viva vai oferecer mais oficinas de formação e espetáculos, além da mostra ‘Cinema de quem resiste’! São filmes que nunca foram exibidos em Nova Friburgo, mas que brilharam nos maiores festivais de cinema do mundo, conquistando prêmios e reconhecimento internacional.

Projeto Usina Viva

Com apoio Cultural do Instituto Energisa, o projeto Usina Viva, focado no Teatro, na Música e na Dança, é a vibrante continuação do reconhecido Ocupa Usina, residente na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo em que ofereceu atividades culturais e artísticas, durante o ano de 2022.  Depois do sucesso, o projeto foi retomado em 2023 com o nome e conceito de Usina Viva, celebrando a arte dos espetáculos na serra com um projeto multilinguagem promovendo o encontro, a diversidade e o fortalecimento das vozes locais e compromisso inclusivo e democrático.

O time curador da Usina Viva conta com a cantora e violonista Luisa Lacerda, com o iluminador e produtor teatral Bernardo Lorga, com a artista e produtora Mariana Neves e com a cineasta Renata Spitz, buscando fortalecer os artistas locais e promover a troca de experiências com artistas de fora.

  • Agenda Usina Viva

Apresentação de Pifania da Mata
13 de abril, domingo, às 18h

  • Mostra de Cinema ‘Cinema de Quem Resiste’
    de 17 a 20 de abril, às 20h. A abertura é no dia 17/04.


As atividades gratuitas e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes dos espetáculos. Acompanhe a página no instagram @usinaviva e fique pode por dentro da programação.

Edital de ocupação segue aberto para novos projetos

E para quem tem interesse em se apresentar na Usina Cultural Energisa, o Edital de Ocupação segue aberto, com chamadas trimestrais. Artistas e produtores podem enviar seus projetos a qualquer momento. Mesmo quem não for selecionado receberá um e-mail resposta informando o motivo da recusa e pode participar das próximas chamadas. A segunda chamada encerra no dia 25 de abril com divulgação dos projetos selecionados no dia 30 de abril.

Para se inscrever, basta ler atentamente ao Edital 001/24 e seus anexos, preencher o Formulário de Inscrição e enviar a documentação necessária. Em caso de dúvidas é possível consultar o FAQ ou enviar um e-mail para o espaço que deseja realiza seu projeto.  

  • Período de inscrição: ao longo de 2024
  • Divulgação de selecionados: 30/04, 30/07 e 30/10/2024.
  • Inscrições: através do preenchimento deste formulário
  • Regulamento: confira o edital completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *