SaúdeÚLTIMAS

Vacinação contra a Covid está paralisada em Nova Friburgo devido a falta de imunizantes contra nova cepa do vírus

Cidade do Rio iniciou nova etapa de vacinação para a nova cepa nesta terça-feira, 28. Prioridade de imunização é para idosos com 85 anos ou mais de idade

A cidade do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira, 28, a vacinação contra a Covid-19 para a cepa XBB, subtipo da variante Ômicron, que atualmente predomina nas análises de sequenciamento genômico.

Nesta primeira etapa, a campanha é voltada para idosos com 85 anos ou mais. Outras idades serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Atualizar a vacinação da Covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe. De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz:

“As pessoas devem ficar atentas ao calendário para não perder a data da nova dose, que tende a se tornar anual. A covid-19 já provocou muitas mortes e foi controlada, graças à adesão da população à vacina. Não podemos dar chance para a doença”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, no ParkShoping Campo Grande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial. 

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

A atual etapa da campanha também contemplará idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa de idade.

Vacina em Nova Friburgo:

Assim como o vírus da gripe vai sofrendo mutações ao longo do tempo, o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, também. Por isso, a cada ano é importante que os imunizantes sejam atualizados para cobrir as novas cepas em circulação.

O Ministério da Saúde comprou de forma emergencial 12,5 milhões de doses da nova vacina da fabricante Moderna, que inclui a proteção contra a variante XBB. O Ministério já iniciou a distribuição deste primeiro lote para todas as Unidades da Federação, que já podem atualizar os esquemas vacinais.

Na primeira quinzena de maio, o Brasil já recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina Covid-19, atualizada com a variante XBB.1.5, as quais estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 09 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente. 

O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional. 

Sobre a vacinação em Nova Friburgo, a assessoria de imprensa da prefeitura emitiu a seguinte nota:

“A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de receber a vacina Covid 19 (nova cepa) na quarta-feira, 29 de maio. Devem ser enviadas ao Município apenas 550 doses, que irão atender a rotina das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Público Prioritário: Pessoas de 60 anos ou mais, imunocomprometidos, comorbidades, deficiência permanente, situação de rua, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o cronograma de vacinação será divulgado somente após o efetivo recebimento das doses.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *