GeralÚLTIMAS

Viva a cultura friburguense: teatro municipal e anfiteatro serão reinaugurados na próxima semana

Intervenções nas unidades artísticas já foram concluídas

O Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Suspiro, passou por intervenções da Secretaria Municipal de Cultura nos últimos anos. Sua inauguração aconteceu em 2008 e havia a possibilidade de 564 pessoas assistirem aos espetáculos sentadas – representando o maior teatro da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O anfiteatro, localizado atrás dessa unidade cultural, também recebeu obras executadas pela pasta da Cultura. 

Dentre as avarias perceptíveis no teatro municipal antes das intervenções – cuja licitação para o início se deu em 2021 -, destacavam-se a fachada deteriorada, frisos de madeira quebrados, escadas danificadas e estacionamento abandonado. Além disso, um plástico cobria uma falha estrutural no telhado da unidade.

Com todos os danos reparados, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que a reinauguração oficial do teatro e do anfiteatro acontecerão na próxima quinta-feira, 29, às 20h, com uma vasta programação cultural gratuita nos dias seguintes. 

Fique ligado:

  • Sexta-feira, 1: 

20h – Apresentação da banda ‘Uns e Outros’ (show) – Anfiteatro.

  • Sábado, 2:

15h – Espetáculo teatral ‘Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran’ (teatro infantil) – Anfiteatro 

20h – Espetáculo teatral ‘Selvagem’, com Felipe Haiut e direção de Débora Lamm (teatro) – Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (classificação 16 ANOS)

  • Domingo, 3

15h – Espetáculo teatral ‘As Aventuras de Rajado e Branquinha’ (teatro infantil) – Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura – classificação LIVRE

20h – Apresentação de Liz Rosa (show de MPB) – Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura

Obs.: Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis portando documentação oficial.

Saiba como foram as obras :

O projeto de recuperação do Teatro Municipal Laércio Ventura, que estava interditado desde 2021, foi desenvolvido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Casa Civil e Cultura, e entregue ao Governo do Estado. O investimento gira em torno de R$1,7 milhão e R$1,8 milhão.

Os trabalhos no local foram iniciados em março, primeiramente com a limpeza do local. As intervenções, de fato, começaram em abril e estão sendo executadas pela  Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), que também é a responsável pelo Hospital do Câncer. O prazo para o término das obras, de acordo com o Secretário de Cultura, Daniel Figueira, é janeiro de 2024.

As intervenções que estão sendo realizadas incluem reparos significativos nas estruturas do patrimônio, a reforma completa do teatro, dentre elas o telhado, que há tempos não recebia um reparo adequado e também a manutenção do anfiteatro, além de alguns ajustes na Praça das Colônias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *