7ª edição do Festival Intercolegial de Teatro começa nesta sexta-feira

O VII Festival Intercolegial de Teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores começa nesta sexta-feira, 30 e segue até este domingo, 1º. Doze peças foram selecionadas para a competição que faz uma homenagem póstuma ao ator, jornalista, artista plástico, apresentador de telejornal e radialista, Paulo Carvalho. Com uma vida dedicada à cultura e à arte, Paulo coleciona diversos prêmios nacionais e é reconhecido e admirado por todos que o conheceram. Ele faleceu no dia 26 de maio de 2014.

Paulo Carvalho em cena na peça “Liberdade, Liberdade” em 2003. Foto: Arquivo Pessoal

A programação começa às 18h de hoje, 30, com a abertura da exposição “Paulo Carvalho”. As 19h tem apresentação do espetáculo “Dona Sorte”, da Cia Arteira. O grupo comemora 10 anos de atuação na cidade. No sábado, 31, a programação começa às 11h com apresentação da peça “Marionetes de carne”, do IENF, seguindo até 18h30.

No domingo, 1º, as atividades começam às 9h, com roda de capoeira. As apresentações seguem ao longo do dia. O encerramento está programado para às 18h30.

Todas as atividades acontecem no Teatro Sania Cosmelli, na Rua Monsenhor Miranda, no Centro.

Receberão o Troféu Paulo Carvalho, criado pelo artista plástico Felga de Moraes, os três melhores espetáculos, a Melhor Direção, o Melhor Ator, a Melhor Atriz, o Melhor Ator Coadjuvante, a Melhor Atriz Coadjuvante, o Melhor Cenário, o Melhor Figurino, a Melhor Iluminação e Maquiagem e Sonoplastia. 

O Festival Intercolegial de teatro acontece de dois em dois anos e, de acordo com a diretora do CNSD, Jean Beatriz Wermellinger, “tem o objetivo de promover a arte cênica como possibilidade de desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e do espírito crítico dos jovens, contribuindo para a formação cidadã das novas gerações. Pretende, ainda, divulgar e fomentar a cultura e possibilitar o intercâmbio entre estudantes, escolas e grupos independentes, permitindo-lhes a manifestação de ideias, sentimentos e projetos por meio de suas produções artísticas”.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e chefe de reportagem do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 6 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta