Clube do Trem tem nova diretoria na cidade

O Clube do Trem de Nova Friburgo, fundado em 22 de agosto de 2017, tem uma nova diretoria após dois anos sobre o comando de Ordilei Alves da Costa. A nova presidente, Deborah Cunha, foi eleita por meio de uma votação em uma assembleia geral ordinária no último dia 19.

A Leopoldina Railway, como ficou conhecida a estrada de ferro, recebeu esse nome depois de passar a ser de capital inglês, aproximadamente 15 anos após sua inauguração. A malha ferroviária é parte importante da história de Nova Friburgo e por quase um século serviu para transportar café, ouro, produtos variados e, até mesmo, expressiva parcela da população.

O fim da linha de trem em Nova Friburgo ocorreu em 1964, porém o Clube do Trem busca resgatar essa memória friburguense, através do trabalho de um grupo de amigos preocupados com a preservação do patrimônio ferroviário na cidade.

A sociedade pode colaborar para a conservação da linha do trem do município, por meio do facebook do Clube do Trem ou pelo e-mail da instituição, [email protected].

Praça do Trem

Com projetos futuros, como a criação de núcleos que tratem do tema no município e em regiões vizinhas, a nova presidente do clube garante que a instituição tem acompanhado de perto o projeto da Praça do Trem, que faz parte do “pacotão de obras” da prefeitura.

A construção de um espaço que contará a história da ferrovia em Nova Friburgo ocorrerá dentro do pátio da Prefeitura Municipal, onde funcionou a estação de parada do trem.

A obra foi licitada em março deste ano e a empresa responsável já foi escolhida. De acordo com Deborah Cunha, faltam apenas alguns reajustes do projeto para a liberação da verba disponibilizada exclusivamente para essa construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *