A Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ), publicou nesta segunda-feira, 23, uma deliberação que determina novos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. A nova determinação inclui adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, comorbidade, gestantes, puérperas ou sob medidas socioeducativas como prioridades do Calendário Único de Vacinação do Estado.
A medida deve considerar a disponibilidade de vacinas da Pfizer, fornecidas pelo Ministério da Saúde, as únicas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, para essa faixa etária até o momento.
De acordo com a deliberação, os municípios deverão atingir um mínimo de 90% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina para avançar na faixa etária de adolescentes. Após essa etapa, o plano de imunização deverá então incluir a população em geral de 12 a 17 anos.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.