CidadeDESTAQUE

SASE de Olaria: local ainda sofre com abandono e vandalismo

O Serviço Social de Assistência Evangélica, o SASE, mais uma vez tem se tornado um transtorno para os moradores do bairro Olaria. Nos últimos dias, um morador flagrou uma pessoa em situação de rua dormindo no canto do prédio. Frequentemente, as pessoas tem utilizado o local como moradia e até mesmo, como ponto de droga.

A falta de iluminação pública na Avenida Julio Antônio Thurler também incentiva atos ilícitos, preocupando mais ainda quem mora ou quem precisa passar pela localidade.

Desde 2011, quando o SASE serviu como abrigo para famílias que perderam suas casas na fatídica tragédia climática daquele ano, o prédio se encontra abandonado. Em consequência dos transtornos, a entidade entrou com uma ação na justiça contra a Prefeitura alegando abandono de imóvel e dívidas atrasadas.

Já em 2015, a equipe do ZoomTV Jornal esteve no prédio. Sem acesso ao interior, observamos através das janelas móveis quebrados e enferrujados, lixos e entulhos. O odor era forte, parte da construção estava comprometida e as chances de proliferação de bichos eram grandes. Além disso, uma família em situação de rua estava morando no pátio do local. Naquele ano, a dívida já passava dos R$ 2,5 milhões de reais.

Em 2016, a antiga gestão da Prefeitura realizou uma ação para remover entulhos e móveis que se encontravam no interior do prédio. Na ocasião, cerca de 10 caminhões de lixo foram retirados. Após a operação, o ex-prefeito Rogério Cabral bloqueou todas as entradas para evitar as invasões. Mas parece que após três anos, a tentativa de bloqueio foi em vão, já que o local ainda está sendo invadido.

Ainda em 2016, a antiga gestão da Prefeitura entregou, no final do mandato, as chaves do local à entidade responsável, mas ainda existe o impasse das dívidas atrasadas na justiça. Entramos em contato com a prefeitura de Nova Friburgo pra saber da atual situação, mas ainda aguardamos o retorno.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *