18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
CidadeDESTAQUE

Varíola dos macacos: Secretaria de Saúde de Nova Friburgo tem quatro casos em análise

  • agosto 22, 2022
  • 0

Na tarde de hoje (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou a equipe do Zoom TV Jornal que o município tem 12 casos notificados de

Share:
Varíola dos macacos: Secretaria de Saúde de Nova Friburgo tem quatro casos em análise

Na tarde de hoje (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou a equipe do Zoom TV Jornal que o município tem 12 casos notificados de varíola dos macacos, sendo sete que já foram descartados, quatro que estão aguardando análise laboratorial e apenas um confirmado, até o momento.

Anvisa libera dispensa de registro para importação de medicamentos e vacina

Na última sexta (19), a Anvisa aprovou, por unanimidade, uma norma que prevê a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da monkeypox. A medida tem caráter excepcional e temporário, permitindo ao Ministério da Saúde que solicite à Agência uma dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para utilização contra o vírus por autoridades internacionais especificadas na resolução.

Entre as condições para aprovação estão que o medicamento/vacina deve ter todos os locais de fabricação, incluindo linhas e formas farmacêuticas, aprovados por autoridades reguladoras integrantes do esquema de cooperação em inspeção farmacêutica e um rito simplificado semelhante ao modelo já adotado para as importações por meio do Covax Facility, a aliança internacional formada para acelerar o desenvolvimento, a produção e a distribuição de vacinas contra covid-19.

O pedido de dispensa de registro será avaliado com prioridade pelas áreas técnicas da Anvisa e a decisão deverá ocorrer em até sete dias úteis. Sob responsabilidade do MS, ficará apenas estabelecer os grupos vulneráveis e prioritários para uso do medicamento/vacina e garantir que os mesmos atendam às condições aprovadas pela autoridade sanitária internacional.

Foto: Dado Ruvic/REUTERS.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *